Seja bem-vindo. Hoje é

ROTEIRO DE ORAÇÃO


ROTEIRO PARA ORAÇÃO SOBRE O FATO DA SALETTE

Comentarista-  Vamos  iniciar nossa oração, recordando a teologia feita no contexto de América Latina que insiste nos valores de  escuta e na capacidade de ver a realidade do povo e os sinais da presença de Deus. Valores estesprofundamente bíblicos: “Eu vi e ouvi os clamores de meu povo” (Ex. 3). Vinde e Vede(Jo 1).
Deixemo-nos interpelar pelo fato da Salette. È preciso ver e escutar com um coração pobre.

Leitor 1 : (apresenta a imagem chorando)

A primeira palavra e graça da Salette são as lágrimas de Maria. Ela chora pelos filhosque vivem à margem  da vida, marginalizadas e condenados à morte: “Eles não tem mais vinho”. Precisamos atualizar as lágrimas de Maria em Salette: não podemos deixar de abrir nossos olhos e ouvidos, para as lágrimas e sofrimentosde nosso povo. É nossa missão “combater os males contemporâneos”, geradores de lágrimas, dor, de injustiças. É importante perceber que há lágrimas individuais e coletivas .


Leitor 2 : (apresenta a cruz da Salette)

Estar atentos, ao crucifixo que Maria, em Salette, carrega no peito. A cruz tem uma característica especial: martelo e torquês. Trata-se de um lado, da perversidade do pecado e do sistema que gera morte e, de outro lado, do amor gratuito e da entrega generosa que gera vida e libertação. O Crucifixo de Maria em Salettinos remete  ao mistério do Servo Sofredor: acolher  que a redenção de Deus passa pelo  sofrimento, fraqueza e entrega generosa de tantos pobres, doentes, menores abandonados, aleijados, deficientes físicos  ...
Jesus mesmo se fez Servo e nos ensina o caminho da entrega generosa que passa pela cruz, “Força e poder de Deus”. É preciso acolher que o mistério da Cruz acontece no meio de uma realidade sócio-política, econômica e religiosa.

Canto

Leitor 3: (apresenta os dois  pastores)

Acolhamos as duas testemunhas da Salette: Maximino e Melênia. Eles são pobres. Não tinham ido à escola, ao catecismo, não fizeram a 1ª Eucaristia. Todos sabemos da trajetória difícil destas duas testemunhas. Acabaram sua vida como pobres, sem projeção, porém profundamente fiéis à mensagem de Nossa Senhora da Salette até o fim. São eles os porta-vozes da mensagem de Maria em Salette. Deles recebemos o “fato da Sallete”. Lembremos que destes dois pequenos e pobres encontramos realidades que estão no coração do Novo Testamento: “A boa nova é anunciada aos pobres” (Lc 6,2); “Te louvo Pai que revelastes estas coisas aos pequeninos ...” (Mat 11, 25-27). Como Maria em Salette, que fez Maximino e Melânia, porta-vozes de sua mensagem, precisamos nós também, como missionários Saletinos, termos um coração de pobre, estarmos com os pobres em fazer confiança neles, nas suas capacidades; deixando-nos evangelizar por eles.

Leitor 4 : (apresenta a vela)

Deixamo-nos tocar pela luz que envolve Maria em Salette. Como nos relatam Maximino e Melânia, a Virgem Maria aparece envolta num grande globo de luz e sobe aos céus cheia de luz.  Não se trata de alegre anúncio de um mundo ressuscitado e cheio de vida para todo o povo? Maria vem nos lembrar a vitória da Ressurreição sobre  todas as forças de pecado e morte.
A exemplo de Maria, precisamos ir além da dor, não ficarmos derrotados diante do sofrimento e dos sinais de morte. Devemos ser contemplativos do mistério de Jesus crucificado e ressuscitado. Tornemo-nos sempre  mais  religiosos marcados por uma espiritualidade da Ressurreição, estando atentos a tudo o que gera vida e esperança. Sejamos sinais e testemunhas da alegre notícia: “Jesus ressuscitou verdadeiramente”.

Leitor5 : (apresenta uma vasilha com água)

Enfim, a fonte de água. Maximino e Melânia testemunham que no local de aparição nasceu uma fonte de água . Todos nós somos testemunhas de como o povo se identifica com a água e dela faz uma fonte de bênção, de saúde e sinal da presença do amor de Deus. Biblicamente a água está relacionada  com o Dom  do Espírito Santo. Acolhemos a fonte de água que brota da montanha da Salette como sinal do Espírito que nos vem de Jesus crucificado e ressuscitado.


Todos : Concluamos com um pedido: Nossa Senhora da Salette – reconciliadora dos pecados, ajude-nos a sermos discípulos e ministros da reconciliação, com “os olhos fixos naquele que é autor e realizador da fé, Jesus, que, em vez da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz” (Heb 12,2)

Pai Nosso
Ave Maria

Oração
Ó Mãe da Salette que vos manifestastes chorando por causa da situação do povo, não cesseis de interceder por nós, não nos abandoneis, conservai em nós o espírito de  oração, fazei que sejamos fiéis ao nosso compromisso de seguidores de vosso filho. Amém.





 

Salette: Espiritualidade que se alimenta da Palavra de Deus


Canto: Ó Luz do Senhor que vem sobre a terra inunda meu ser permanece em nós (bis)

Leitor 01: Em nome de Deus Pai e Mãe de todos os povos que nos fez nascer do amor e da terra

Todos: É em nome do Filho, dos irmãos de mulheres e homens nessa vida em construção

Leitor 01: É em nome do Espírito, eterno consolador que nos dirige para a vida em plenitude

Todos: Que hoje, nos reunimos para este encontro e para agradecer e saborear a companhia da Tua confraria.

Leitor 01: Aqui nunca estamos sozinhos. Teu amor, tua ternura é nossa companhia.

Canto – A escolha


Leitor 01: Queremos acolher a Palavra de Deus para que ela seja o grande farol a abrir nossos caminhos. Que a Palavra de Deus venha pro nosso meio, pro chão da nossa vida.

Canto: Toda Bíblia é comunicação

Leitor 01: A Bíblia nos  recorda a origem do povo de Deus e sua organização, os reis e os profetas: conflito entre poder e carisma; a destruição, o cativeiro, a reconstrução; o novo testamento: a releitura da história à luz da ressurreição

Leitor 02: Junto à palavra de Deus queremos trazer aqui para o centro a imagem de Nossa Senhora da Salette e lembrar o dia 19 de setembro de 1846; quando ela aparece a duas pobres crianças..

Canto: Vós aparecestes

Leitor 1: A espiritualidade saletina se alimenta dessas duas fontes – da palavra de Deus e da mensagem de Maria em Salette

Leitor 02: Na aparição “Maria, em Salette, nos recorda o primado da Palavra de Deus em nossa caminhada espiritual. É na leitura orante da Palavra de Deus, numa atitude fundamental de escuta e de abertura que poderemos deixar ‘Deus ser Deus em nossa vida’. Salette nos apresenta uma espiritualidade que se alimenta da Palavra de Deus.

Leitor 02: Palavra que se torna luz e discernimento, apelo e convocação, conversão e missão. A Virgem Maria em Salette nos relembra que a Bíblia deve ser acolhida com os olhos da fé e com o coração de irmãos.

Leitor 03: Poderemos,assim, trilhar o caminho de nossa,missão reconciliadora sendo “alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração”(Rm 12,12), enfrentando os desafios que a realidade hoje nos traz.

Todos:
Maria em sua aparição convida-nos a viver a espiritualidade que se fontaliza na Palavra de Deus, ouvida e meditada diariamente em nossa oração pessoal e comunitária.

Leitor 01: O Evangelho de João (Jo 19,25-27) relata que no momento da crucificação de Jesus, Maria sua mãe estava aos pé da cruz. Este texto faz parte da espiritualidade saletina. Ouçamos este texto.

Partilha: O que este texto nos fala?
O que este texto nos inspira?

Elevemos a Deus nossas preces comunitárias.

Leitor 1: Agradecendo a Deus esse nosso encontro rezemos juntos a Oração do Pai-Nosso

Canto final



Nenhum comentário:

Postar um comentário