Seja bem-vindo. Hoje é

EUROPA NA APARIÇÃO

19 de setembro de 1846... O que acontecia na Europa na época da Aparição de Maria em Salette?
Vamos entender o...

CONTEXTO DA EUROPA

Século XIX. século de transformações, inventos, migrações, guerras, revoluções, conflitos sociais e descobertas A Europa Ocidental, neste século, experimenta uma mudança atrás da outra com uma rapidez e violência nunca vistas. Mudanças sociais, políticas, técnicas, filosóficas, Industriais, comerciais, financeiras, militares, religiosas, teológicas, sanitárias, demográficas se sucedem vertiginosa, estrondosa, ininterruptamente na Inglaterra, na França, na Alemanha.


A nobreza européia, que durante séculos tinha dirigido e usufruído a vida do Velho Mundo, vê seu poder ameaçado e mutilado... Um poder que monarcas e senhores feudais acreditavam ser eterno.

Os burgueses - essa empreendedora, inovadora e audaz "classe média" dos "burgos" (cidades) até então desprezada e utilizada pela nobreza - vêem aumentar suas possibilidades de enriquecimento e de mando e se põem a enquadrar o poder da nobreza, a reduzi-Io e a tomá-Io para si mesmos em todos os terrenos.


A queda da nobreza e a ascensão da burguesia, aceleradas pela Revolução Industrial, atrai camponeses e artesãos para as cidades e os atira nos galpões de manufatura, na mendicância, nas prisões, nos asilos e nos hospitais. Nesse contexto nasce violentamente a classe operária. Uma nova classe que, apenas nascida, já está em pé de guerra nas ruas, fazendo greve, destruindo máquinas, pedindo pão e trabalho, casa, direito de voto, leis de proteção e outras justas reivindicações.

A burguesia medieval
Um século em que as Igrejas cristãs vêm diminuindo seu poder político, expropriadas suas riquezas, arrebatadas suas instituições escolares, diluída sua presença na imprensa nascente, reduzido o número de seus fiéis, desarmados seus exércitos e obstaculizados seus esforços de modular a consciência dos cidadãos. Ao mesmo tempo se multiplica as filosofias anticlericais, agnósticas e atéias, proliferam as seitas e surgem centenas de correntes e disputas nas cátedras eclesiásticas. O lugar da teologia é ocupada pelas, ciências exatas; a imprensa cada vez mais se ocupa das ciências e deixa de lado a teologia; grande parte das finanças saem das sacristias para as mãos dos inventores, dos pesquisadores, dos professores de ciências.

A quantificação, a previsão, o experimento e as invenções técnicas se convertem em novos altares da nova classe dominante. Éa era nascente da industrialização capitalista e das lutas operárias contra esta nova forma de exploração do trabalho humano.

Neste contexto conturbado e de rápidas mudanças urge uma mensagem de denúncia mas também de esperança.

EIS QUE HÁ 19 DE SETEMBRO DE 1846 UMA "BELA SENHORA"
TRANSMITE UMA BOA NOTÍCIA A DOIS PASTORES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário